Acerca deste livro

5 de setembro de 2020

 

Conceitos da Ciência da Aprendizagem do Illuminated para Professores introduz conceitos-chave da Ciência da Aprendizagem (i.e., da Neurociência Cognitiva) a professores. O livro é o resultado de um projeto europeu e o seu conteúdo foi compilado a partir de workshops de desenvolvimento profissional contínuo para professores. O livro destina-se principalmente a fornecer uma extensa lista de referências para aqueles que procuram aprofundar os seus conhecimentos sobre a ciência subjacente à forma como aprendemos. Este livro dispõe de uma licença aberta, uma vez que se espera que o seu conteúdo seja reutilizado e atualizado ao longo do tempo.

O livro está organizado em seis secções:

  1. Introdução:
    Uma introdução à Ciência da Aprendizagem e ao conceito de aprendizagem duradoura.
  2. Aprendizagem e Memória:
    Uma descrição de como o nosso sistema cognitivo processa a informação e a função adaptativa da aprendizagem e da memória.
  3. Biologia da Aprendizagem:
    Uma visão geral dos mecanismos de aprendizagem do cérebro.
  4. Restrições do Sistema Cognitivo:
    Uma desagregação das barreiras à aprendizagem que existem no nosso sistema cognitivo.
  5. Esquema e experiência:
    Uma explicação do nosso sistema de conhecimento.
  6. Práticas de ensino baseadas nas evidências da Ciência da Aprendizagem:
    Um manual sobre práticas de ensino selecionadas que se alinham com a Ciência da Aprendizagem e são suportadas por estudos empíricos.

Este e-book está disponível em Inglês, Espanhol, Finlandês, Grego e Português.

Acerca do projeto Illuminated

O projeto Illuminated é financiado pelo Programa Erasmus+ Programme (2017-2020) e reúne especialistas da área da tecnologia da educação, do desenvolvimento profissional de professores e da neurociência cognitiva para apoiar os professores na utilização do conhecimento da neurociência na sua prática educativa. Os parceiros envolvidos neste projeto são: Universidade Pompeu Fabra (Espanha), Universidade de Helsínquia (Filândia), Metropolia UAS (Finlândia), Universidade da Macedónia Ocidental (Grécia), Advancis (Portugal) e Boon (Portugal).

O objetivo declarado do projeto é aumentar a sensibilização e a utilização de estratégias de ensino eficazes que se alinhem com a Ciência da Aprendizagem. A equipa Illuminated desenvolve os seguintes Recursos Educativos Abertos (i.e., de utilização gratuita e livre):

  1. Curso online sobre a neurociência da aprendizagem para professores

    O curso online gratuito, realizado ao seu próprio ritmo, reúne neurocientistas da Universidade de Helsínquia que partilham conhecimentos sobre a compreensão e a melhoria da aprendizagem. O curso é dirigido a educadores e consiste em três módulos: (1) Introdução à Ciência da Aprendizagem; (2) Evidências Empíricas sobre a Aprendizagem; (3) Boas Práticas para Melhorar a Aprendizagem. O curso online apresenta aos alunos uma compilação de vídeos, diapositivos, áudios, artigos e exercícios.
    https://tidex.upf.edu/courses/course-v1:Illuminated+IL101+2020/course/

  2. Kit de formadores para workshops do Illuminated com professores

    O Kit de Formadores do Illuminated é um kit de recursos gratuitos para quem deseja implementar as formações do Illuminated com professores. O kit inclui notas de oradores, atividades, e um guia de facilitadores de dois workshops de desenvolvimento profissional contínuo para professores. O primeiro workshop é ‘Um Manual sobre a Ciência da Aprendizagem para Professores – Os processos cognitivos subjacentes à aprendizagem do aluno’. O segundo workshop é ‘Projeção da aprendizagem com a Ciência da Aprendizagem – Princípios Cognitivos Aplicados ao desenho da Aprendizagem’. O kit está disponível em Inglês, Espanhol, Finlandês, Grego, e Português.
    http://www.illuminatedproject.eu/

  3. Conceitos da Ciência da Aprendizagem do Illuminated para Professores

    Um e-book com licença aberta que introduz conceitos-chave da Ciência da Aprendizagem para professores. O livro fornece também uma extensa lista de referências para quem procura aprofundar os seus conhecimentos sobre a Ciência da Aprendizagem. O e-book estará disponível em Inglês, Espanhol, Finlandês, Grego e Português.

  4. Workshop do Illuminated sobre ‘Ciência das Estratégias de Aprendizagem para Estudantes’

    Os materiais digitais gratuitos são dirigidos a professores que desejem ensinar aos seus alunos estratégias de aprendizagem baseadas em evidências que se alinham com a Ciência da Aprendizagem. Os materiais do workshop (diapositivos com notas de oradores, inquéritos online) são apropriados para estudantes do ensino secundário e universitário. Os materiais estão disponíveis em Inglês e Espanhol.

Para mais informação:

Acerca dos autores participantes

O e-book é escrito por Marc Beardsley da Universidade Pompeu Fabra. A revisão científica do e-book foi feita por Mari Tervaniemi da Universidade de Helsínquia, e Davinia Hernández-Leo da Universidade Pompeu Fabra. As notas de rodapé e a edição foram realizadas por Marcel Ruiz-Mejías.

Marc Beardsley é investigador no TIDE Research Group on Interactive and Distributed Technologies for Education da Universidade Pompeu Fabra, Espanha (www.upf.edu/web/tide) e o gestor do projecto Illuminated. Os seus interesses de investigação encontram-se na intersecção da neurociência e da educação – e incluem a conceção da aprendizagem, a ciência da aprendizagem, a aprendizagem social e emocional, e abordagens responsáveis à investigação sobre tecnologias de aprendizagem.

Mari Tervaniemi (Ph.D.) é como diretora de investigação no Cicero Learning, na Faculdade de Ciências da Educação (www.cicero.fi) e codiretora da Cognitive Brain Research Unit, na Faculdade de Medicina (www.cbru.helsinki.fi) da Universidade de Helsínquia, Finlândia. Publicou mais de 180 artigos empíricos e resenhas em revistas internacionais com revisão por pares e vários capítulos de livros como convidada. Conduz investigação em Neurociência Cognitiva Auditiva, Ciências da Aprendizagem, Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia, com foco na aprendizagem auditiva e na base cerebral da perícia musical e das emoções musicais.

Davinia Hernández-Leo (Ph.D.) é Professora Catedrática no Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC) da Universidade Pompeu Fabra, Espanha. É coordenadora do grupo Tecnologias Interativas e Distribuídas para a Educação (TIDE), Vice-Reitora da Escola de Engenharia da UPF e Chefe da sua Unidade de Ensino de Qualidade e Inovação. É (co-)autora de mais de 100 publicações científicas e recebeu também prémios de ensino (Vicens Vives) e o prémio ICREA Academia do Governo Catalão em 2019.

Marcel Ruiz-Mejías (Ph.D.) é professor de biomedicina na Escola Pia de Sarrià-Calassanç e investigador e professor no Grupo de Investigação Educativa em Ciências da Saúde (GRECS) da Universidade Pompeu Fabra. Publicou sobre os mecanismos e alterações das ondas corticais, aprendizagem por investigação e o apoio da neurociência à educação. É membro da Cátedra de Neuroeducação da UB – EDU1ST, onde é principalmente o editor-chefe da revista de investigação Journal of Neuroeducation. É editor noutras revistas de investigação e divulgação para jovens no terreno.

Utilização deste livro

O objetivo deste livro de licença aberta é que ele seja partilhado e recombinado por outros. Pretende-se que o conteúdo deste livro seja reutilizado e reformulado de acordo com as necessidades dos leitores. Note-se a licença Creative Commons no rodapé de cada capítulo, que descreve como o conteúdo pode ser utilizado. Para além disso, a intenção é que este livro seja continuamente atualizado. Se tiver sugestões sobre novos conteúdos, sobre a melhoraria da legibilidade e sobre a utilidade do livro, ou se desejar dar um feedback geral, por favor utilize o seguinte formulário.

Citação – Português

Para citar este livro na APA, deve usar-se o seguinte formato:

Beardsley, M. 2020. Conceitos da Ciência da Aprendizagem do Illuminated para Professores [Illuminated Science of Learning Concepts for Teachers](I. Gomez, Trans.). Disponível em https://illuminatedPT.pressbooks.com/

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.